Baterias de automóveis são fiscalizadas pelo Imetro/SC

Agentes do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) visitaram, no fim de julho, estabelecimentos para fiscalizar o comércio das baterias de chumbo ácido para veículos automotores, regulamentadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Ao coibir a venda de baterias irregulares asseguramos maior confiança aos produtos do mercado catarinense. Para o consumidor, fica a certeza de que, ao adquirir uma bateria certificada, esta possui capacidade e demais características iguais às anunciadas no rótulo”, explicou o presidente do Imetro/SC, Elmis Mannrich.

Foram visitados 123 estabelecimentos e fiscalizados mais de sete mil unidades de diversos fabricantes e modelos. Os fiscais notificaram quatro estabelecimentos e interditaram 13 produtos. Os autuados responderão processo administrativo e terão prazo para apresentar defesa, podendo ser penalizados com multa ao final do processo.

O selo do Inmetro, presente nas baterias certificadas, é um indicativo para o consumidor de que o produto foi aprovado em rigorosos ensaios de desempenho. “Estes testes avaliam, por exemplo, a capacidade em ampère-hora, a corrente de partida a frio, a resistência a vibrações e se há ou não vazamento”, afirma o diretor de Fiscalização da Conformidade do Imetro/SC, Alexandre Soratto.