FATMA

Fatma – compromisso com o desenvolvimento de Santa Catarina

Criado pelo governador Raimundo Colombo para gerar mais desenvolvimento para Santa Catarina, o Programa SC+Energia incentiva investimentos em projetos voltados à geração de energia alternativa e renovável. A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) engajou-se no programa e participa ativamente tanto no auxílio de atividades externas como na agilidade do trabalho interno.

Entre as ações desenvolvidas pela Fundação, está o auxilio a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) na proposição de uma legislação clara e adequada junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). O trabalho forma um elo entre as necessidades do Governo do Estado e o legislativo estadual nas questões ambientais.

Um dos atrativos para novos investimentos passa pela redução da burocracia. Para fazer a sua parte, a Fatma está revisando e adequando os ritos de licenciamento e as instruções normativas, com o intuito de simplificar as análises. Dentro da Fundação, foi criado um modus operand¡ que prioriza os projetos credenciados pelo programa. Uma equipe é destinada especialmente para avaliar e acompanhar os projetos ambientais.

A Fatma também fomenta uma comunicação mais estreita entre as diretorias de Licenciamento da Fundação e a de Recursos Hídricos da SDS, que envolve ações para viabilizar com mais rapidez a outorga da água e o licenciamento

Dentro deste programa, o sentimento entre os órgãos do Governo do Estado é de coorperação. Todos seguem a diretriz do governador Raimundo Colombo de atuar em conjunto para o desenvolvimento de Santa Catarina. Quanto mais investimentos no Estado, mais há geração de emprego e renda e mais suporte temos no enfrentamento da crise.